DEFENDER O TEMPO DE SERVIÇO, EMPREGO E ESTABILIDADE DE TODOS OS PROFESSORES!ABAIXO A PROVA SELETIVA E AVALIAÇÃO DESEMPENHO.
Os governos federal, estadual e municipal de diferentes matizes partidária seguem a risca a política dos organismos financeiros internacionais (monopólios) e intensifica a destruição dos serviços públicos, com objetivo de manter suas taxas de lucro diante da crise de super produção do capital.
No Estado de São Paulo o governo Serra, seguindo a lógica do PDE do governo Lula, usou a mídia para difamar os educadores perante a comunidade e assim aprovar seus projetos no corrupto parlamento, retirando os direitos dos professores.
Os ataques sofridos pela categoria nos últimos anos eliminam a carreira do magistério, demitem milhares de professores utilizando os artifícios das avaliações seletivas e mérito, juntamente com a municipalização; fechamento de turnos e salas, e reforma do ensino médio.
AS DIREÇÕES SINDICAIS E A CUMPLICIDADE COM AS POLITICAS GOVERNAMENTAIS.
Enquanto os lucros dos bancos e empresas bateram recordes em 2009, as centrais sindicais (CUT, Força Sindical, CTB, etc) em nome da governabilidade e crescimento econômico ajudaram os patrões a negociarem a retirada do emprego e dos direitos históricos da classe trabalhadora. A direção da Apeoesp, por aplicar e defender a política governista, levou a luta de resistência dos professores para fazer oposição nos corredores do parlamento, assim afundou a categoria em sucessivas derrotas; fim do IPESP, municipalização, avaliação por mérito e o fim do plano de carreira.
A direção da Apeoesp (articulação sindical –PT), a mesma corrente que faz municipalização em Diadema.,em Assembléias, juntamente com outros setores, ditos oposições (Alternativa, Apeoesp na escola e na luta – OPOSIÇÂO UNIFICADA), uniram-se para defender o acordo feito com o governo, que a atribuição seria por classificação. Não levantaram a bandeira “ABAIXO A PROVA SELETIVA” e o” RESPEITTO AO TEMPO DE SERVIÇO E A ESTABILIDADE”. Com a obrigatoriedade da Prova seletiva, professores com mais de 15 anos de trabalho ficaram semidesempregados, enquanto permite que um estudante tenha aula atribuída na frente dos habilitados. E mesmo assim a direção da APEOESP e seus fieis defensores alegam que isso é uma vitória da categoria!!!
SÓ A LUTA E A UNIDADE DA CATEGORIA PODEM GARANTIR O EMPREGO E DIREITOS
Diante do desemprego com os OFA’s a subsede de Mauá sob a direção da Oposição Revolucionária organizou reuniões com os professores e foram à sede central com mais de 60 professores exigir a organização da luta contra o governo. A direção tentou intimidar os lutadores chamando segurança para impedir a cobrança, mas diante da pressão a direção foi obrigada a chamar uma assembléia para o dia 15/01. Nessa ocasião mais de 5 mil professores em pleno período de férias queriam radicalizar contra Serra e a prova do desemprego, porém a presidenta da entidade, de mãos dadas com as lideranças da Alternativa, FOS, Apeoesp na escola e na luta uniram-se para combater as propostas de acampamento e aprovaram a prova seletiva contra a vontade da base dos professores, dizendo ser um avanço, na verdade, com este posicionamento foram contra o tempo de serviço e a estabilidade a todos com vínculos na rede. Uma verdadeira traição da direção unificada!
A nossa luta é em defesa de toda a categoria. Não podemos cair em manobras distracionistas que jogue um professor contra o outro. Só a luta direta através da greve e unidade pode barrar os ataques do governo.
-Estabilidade a todos os professores OFA’s.
-Fim da Municipalização no Estado.
-Não à reforma do Ensino Médio.
-Fim de todo tipo de avaliação imposta pelos governos.
-Aumento salarial já.
COMUNICADO A TODOS OS PROFESSORES DA SUBSEDE MAUÁ.
No dia 03/12/2009 foram realizadas as eleições regionais na subsede de Mauá. Foram eleitos 19 conselheiros. Segundo o Estatuto da APEOESP, artigo 60, a posse da nova coordenação pode ser até o dia 31 de dezembro. Como havia trabalhos da antiga coordenação em andamento com os alunos e professores do EJA para impedir o fechamento de 4 turnos e várias salas em escolas que atendem a esse segmento de ensino, a Comissão Eleitoral, no dia 23 de dezembro comunicou a todos os conselheiros da articulação sindical, em reunião na subsede, que a posse dar-se-ia no dia 30 do corrente mês. O ocorrido é que os representantes da referida tendência não compareceram à subsede no dia 31/12/2009 para composição dos cargos. Por esse motivo foram formados pelos conselheiros presentes, conforme cita o art.60 do Estatuto da APEOESP.
A Secretaria Geral de Organização desrespeitando o estatuto e numa atitude autoritária passando por cima da executiva regional convocou os conselheiros regionais e suplentes para a posse de nova coordenação para o dia 22 de janeiro, dando um golpe e destituindo os cargos dos conselheiros já constituídos em 31 de dezembro conforme o Regimento Eleitoral.
Não devemos e não iremos aceitar intervenções oportunistas que firam o nosso Estatuto e contribuem para a desmoralização da nossa Entidade.